Resumo da temporada 1987
Fazer resumos da temporada do clube de coração é uma forma de deixar registrado como foi o ano do time, os principais jogos e campeonatos. Dessa forma decidi fazer esse tipo de texto, mas a grande dúvida seria em relação a qual temporada realizaria o inicio desses resumos. Decidi que faria a partir do ano do meu nascimento, em 1987. Já são trinta e seis anos até o momento, em que o Palmeiras esta na minha vida, e assim quero deixar registrado essas temporadas. Sendo assim, vamos iniciar falando dos anos de fila, um tempo onde o Palmeiras ficou 17 anos sem ganhar um campeonato. Em meio a tudo isso, quero elogiar o uniforme palmeirense naquele ano, todo verde, patrocinado pela Agip.
O ano de 1987 traz o ano de 1986 junto com ele, já que em nosso futebol nacional os torneios daquela época eram uma verdadeira bagunça. O treinador palmeirense era o Carbone e a equipe finalizou sua participação se classificando para a segunda fase, onde iria enfrentar o Bahia. Na primeira partida na Fonte Nova a equipe baiana venceu por 2 a o, e no jogo de volta, em pleno Pacaembu lotado o Palmeiras venceu por 1 a 0, gol do Mirandinha, mas insuficiente para a classificação, onde o atacante chegou a acertar a trave duas vezes. Em fevereiro o Palmeiras já tinha sua primeira eliminação do ano. Para a disputa do Paulistão o time sofreu uma grande reformulação, com a equipe perdendo muita qualidade, perdendo jogadores como Mirandinha, Éder, Barbosa. Chegaram os atacantes Guina, Roberto Carlos e Mauro. O talentoso meia Jorginho saiu, chegando Juninho e Delei. No gol, Zetti seguia como defensor, sendo um ótimo goleiro, que assumiu a posição no time e ficou doze partidas sem sofrer gols.
No campeonato paulista o Palmeiras mandou embora Carbone no inicio, com maus resultados. Por fim com Valdemar Carabina como técnico a equipe se classificou para a segunda fase, tendo Edu Manga como principal jogador. O desafio foi contra o rival São Paulo, em duas partidas sendo jogadas no Morumbi. Após empate sem gols no primeiro jogo, a partida estava um a um, com gols de Muller e Edu Manga. Mas no fim Muller desempatou, em uma falha grotesca do Zetti, que recebeu muitas criticas por sua falha. O pior viria me seguida, com Neto batendo falta de longe e Zetti tomando gol por debaixo das pernas. O time palmeirense passava por mais uma eliminação na temporada. O terceiro torneio foi a Copa União, e novamente o time teve reformulações, e dessa vez tinha Rubens Minelli como técnico. Com tantas mudanças não foi possível ter bons resultados, ficando em terceiro lugar na primeira fase da competição. Na segunda fase o Palmeiras precisava de um resultado positivo contra o Atlético-MG e torcer para o Flamengo perder. Como esperado, O Palmeiras perdeu e o Flamengo venceu, e assim o clube alviverde ficou de fora do campeonato nacional, em um ano frustrante para a torcida palmeirense, cheio de eliminações e nenhum título conquistado.
Comentários
Postar um comentário