O rebaixamento no Brasileirão em 2002

Se voltarmos no tempo, a vinte e um anos trás, temos uma data triste na história de todo palmeirense, ainda mais daqueles que assistiram isso de perto. Em 2002, ano de Copa do mundo, o Palmeiras foi rebaixado pela primeira vez de sua história. Apesar de um resultado tão ruim, o elenco da equipe não era para ter sido rebaixado, pois havia bons nomes e jogadores consagrados no futebol como Zinho, Marcos e Arce. Acontece que tudo isso ocorreu por causa de um planejamento ruim da diretoria de Mustafá Contursi, que com o fim do patrocínio da Parmalat, resolveu investir no famoso bom e barato, que no final produziu uma mancha na história do clube.


O clube vinha de bons anos, conquistando títulos, mas aos poucos um desmanche na equipe vinha acontecendo. Mesmo tendo sido finalista de duas Libertadores seguida em 1999 e 2000 e a semi final de 2001, era nítido que o Palmeiras precisava de muito esforço para ter bons resultados. Diversos jogadores de peso saíram da equipe em 2002, mas mesmo assim Vanderlei Luxemburgo decidiu apostar no projeto palmeirense, conseguindo levar o time para a semi final do Torneio Rio-São Paulo daquele ano. O problema é que a diretoria não atendeu aos pedidos do Luxemburgo na formação do elenco, e assim já no inicio do campeonato brasileiro vimos o treinador saindo do clube. O Palmeiras não jogava bem, não conseguia obter bons resultados, mesmo tendo no elenco o talentoso Nenê, o jogador dos gols bonitos Dodô, o meio campista Lopes e Pedrinho, que sofria com diversas lesões. No comando, o time teve Flávio Murtosa, que não aguentou mais de quatro jogos e deixou o caro, sendo substituído por Levir Culpi, que comandou a equipe até o final do campeonato.

Cada partida da equipe no brasileirão daquele ano era complicado, pois os jogadores não conseguiam encaixar dentro do campo, e por muitas vezes Marcos teve que salvar a equipe com suas defesas. O time também era muito dependente das bolas paradas com o lateral Arce. O Palmeiras teve dificuldades durante a campanha, pois Marcos, Arce e Dodô se machucaram, e além disso havia problemas internos. Anos mais tarde o goleiro Sergio disse que Nenê não sabia do tamanho do Palmeiras e a responsabilidade que ele tinha na equipe. A zaga era um problema, pois errava muito, principalmente nas duas ultimas partidas que decretaram a queda, com Alexandre sendo o principal vilão da campanha. O jogo decisivo foi contra o Vitória no Barradão, onde o time precisava vencer para permanecer na Série A. Em uma partida dramática e emocionante, o Palmeiras perdeu por 4 a 3, com dois erros graves do Alexandre. Com o apito final do árbitro, os jogadores se renderam em campo, a torcida chorou muito na arquibancada, e os palmeirenses foram alvo da gozação dos rivais. Parecia impossível, mas o Palmeiras estava rebaixado e jogaria a Série B do campeonato brasileiro em 2003.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Paulo Nobre salvou o Palmeiras da falência?

Um problema chamado Arena Barueri

Dudu Olegário, verdadeiramente um palmeirense