Campeonato Paulista 1927

O Palestra Itália conseguiu um bi campeonato pela primeira vez em sua história em 1927, embalando mais um título após ter vencido o torneio estadual no ano anterior, e assim também acumulava o terceiro troféu do campeonato paulista em sua história. Nessa edição temos um fato interessante, onde foi o primeiro campeonato que o tradicional time do Guarani participou. O sistema de disputa seguiu como o dos anos anteriores, sendo disputado em pontos corridos, onde a equipe com o maior número de pontos se sagrava campeão, após um quadrangular final. O principal rival do Palestra Itália foi o Santos, que tinha um ataque fantástico, que marcou 100 gols em 16 jogos. Ainda assim, o troféu ficou com os palestrinos.


Ainda existia problemas relacionados a federação paulista, com dois torneios sendo organizados no estado por confederações diferentes, separando assim uma liga de profissionais conduzido pela APEA e uma liga de amadores liderada pela LAF. O Palestra Itália seguia apostando na profissionalização do futebol, e assim preferiu participar do torneio organizado pela APEA. O paulistão daquele ano tinha a presença de quatorze equipes, e as quatro que marcassem o maior numero de pontos se classificava para um quadrangular final, em jogos únicos, com o time com o maior número de pontos se sagrava vencedor. No total o Palestra Itália teve uma campanha muito vitoriosa, com quatorze vitórias, um empate e uma derrota apenas. A equipe palestrina ainda tinha o líder Bianco chefiando a defesa, e o grande nome no ataque seguia sendo o goleador Heitor.

Alguns jogos se destacaram durante a jornada no torneio, com o Palestra Itália chegando a aplicar goleadas incríveis, como por exemplo um sonoro 9 a 0 contra o Primeiro de Maio. Também houve um 7 a 2 contra a Portuguesa e uma goleada de 9 a 0 contra o Barra funda. As equipes que foram para o quadrangular final foram o Palestra Itália, o Santos, O Corinthians e o Guarani. Foi onde os palestrinos tiveram a primeira derrota no campeonato, ao perderem para o Corinthians por 3 a 1. Mas com duas vitórias em seguida, o Palestra Itália se sagrou campeão. Venceu o Guarani por 4 a 2 e partiu para o jogo do título contra o Santos em plena Vila Belmiro. Foi um jogo dramático, com o Palestra tendo que virar a partida, com gols de Tedesco, Lara e Perillo, finalizando a campanha com o triunfo por 3 a 2. Sendo assim, o Palestra Itália conseguiu faturar seu terceiro título paulista, se tornando uma equipe forte dentro do estado de São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O efeito Endrick na reta final do Brasileirão

Palmeiras X Boca Juniors- Semi final Libertadores da América 2023

5 influencers da Mídia palestrina