5 vezes em que o Palmeiras venceu o Corinthians em uma final de campeonato

O maior clássico do Brasil é entre Palmeiras e Corinthians, que possui o nome de Derby. Existem outros clássicos pelo país onde os times fazem de suas partidas verdadeiros campos de guerra, mas a rivalidade entre os dois time paulistas além de levarem ambas equipes ficarem com o ânimo a flor da pele, trazem um bom futebol apresentado. São muitos anos de história de rivalidade e muitas partidas que ficaram marcadas. Vamos nos lembrar cinco vezes em que o Palmeiras foi campeão enfrentando o time do Corinthians.

1-) Campeonato Paulista 1993


Apesar do campeonato paulista não ser tão valorizado nos dias de hoje, no inicio dos anos noventa ainda era muito importante vencer o torneio estadual. Para valorizar ainda mais esse título, o Palmeiras estava em uma fila de títulos de 17 anos e teria a chance de encerrar essa escassez em cima  do rival. Após perderem a primeira partida e verem Viola imitando um porco, no jogo de volta em pleno dia dos namorados o Palmeiras deu o troco, vencendo os corintianos por 4 a 0, encerrando o jejum de troféus. Nomes como Evair, Edmundo e Zinho ficaram marcados na história palmeirense.

2-) Campeonato Brasileiro 1994


O Palmeiras enfrentaria novamente o Corinthians na final do torneio nacional, acirrando ainda mais a rivalidade entre as duas equipes. Os dois time possuíam bons jogadores em seu elenco, mas o Palmeiras tinha várias estrelas com o forte investimento da Parmalat. Com a partida final sendo realizada em dois jogos no fim do ano de 1994, o Palmeiras atropelou no primeiro jogo, com dois gos de Rivaldo e um de Edmundo na vitória por 3 a 1. Na segunda partida os palmeirenses garantiram o troféu nacional ao empatarem por 1 a 1, com novo gol de Rivaldo, que acabou sendo o grande jogador daquele campeonato. O Palmeiras voltou a vencer um brasileirão após vinte um anos do último título.

3-) Campeonato Paulista 1974


Nos anos setenta a história era outra, onde o Corinthians estava em uma fila de títulos de mais de vinte anos e tinha contra o grande rival a chance de por fim no sofrimento. Acontece que o Palmeiras da segunda Academia, liderado por Ademir da Guia não deixou isso acontecer. Com Rivelino em campo, os corintianos achavam que tinham alguma chance de vitória, ainda mais que na primeira partida da final estadual as duas equipes empataram em 1 a 1. Tudo foi resolvido no segundo jogo, onde com um gol do Ronaldo o Palmeiras foi campeão, aumentando a fila corintiana e gerando uma enorme crise no rival, que acabou levando Rivelino a sair do clube.

4-) Campeonato Paulista 2020


Por dois anos seguidos os rivais disputaram a final do campeonato paulista, com as duas partidas final acontecendo dentro do Allianz Parque. Em 2019 o Palmeiras perdeu, mas deu o troco no ano seguinte, em uma decisão emocionante. A primeira partida na Neo Química ficou 0 a 0, seguindo de um novo empate no Allianz Parque por 1 a 1, com o empate corintiano acontecendo no último lance. A decisão foi para os pênaltis, com vitória palmeirense após a última cobrança feita por Patrick de Paula. Foi um ano de pandemia e infelizmente os jogos daquele campeonato foram sem público.

5-) Torneio Rio-São Paulo 1993


O clássico torneio regional teve seu retorno em 1993, juntando equipes dos dois estados do sudeste. O Palmeiras havia terminado seu jejum de títulos, e assim estava mais leve para buscar novas conquistas. E pelo segundo torneio consecutivo no ano, tivemos uma nova disputa entre Palmeiras e Corinthians, fortalecendo ainda mais a história do Derby. O artilheiro Edmundo foi o dono do confronto, onde na primeira partida acabou marcando os dois gols da vitória por 2 a 0. Na segunda partida um empate em 0 a 0 garantiu o triunfo palmeirense, que conquistava mais um troféu no ano de 1993.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Paulo Nobre salvou o Palmeiras da falência?

Um problema chamado Arena Barueri

Dudu Olegário, verdadeiramente um palmeirense