Torneio Roberto Gomes Pedrosa 1967
Após o Brasil perder a Copa do mundo em 1966 muitas criticas surgiam ao futebol nacional, com muitos dizendo que não tínhamos um campeonato que envolvesse todos os times do país em um sistema de disputa equilibrada. Sendo assim foi-se criado o torneio Roberto Gomes Pedrosa, muito conhecido como Robertão. Ele acabou sendo uma extensão do projeto do Torneio Rio-São Paulo. Foram acrescentadas ao campeonato os clubes de Minas Gerais, Rio Grande do sul e Paraná, em um sistema de disputa em dois grupos, onde os dois melhores de cada um deles formariam o quadrangular final. Na primeira edição, o Palmeiras se saiu como campeão.
O Palmeiras iniciava a sua fase consagrada, a chamada segunda Academia, com nomes como Djalma Santos, Ademir da Guia, Dudu e Cesar maluco no time. Na primeira fase do torneio o Palmeiras caiu em um grupo forte, tendo oito times na disputa do grupo, como o Atlético-MG, Flamengo, Santos e Vasco. O clube alviverde acabou se classificando na primeira posição, com dois pontos a mais que o terceiro colocado. Sendo assim passaram de fase o Palmeiras em primeiro e o Grêmio em segundo. No quadrangular final as duas equipes se juntaram ao Corinthians e ao Internacional. Em um sistema de todos contra todos em ida e volta, a equipe que marcasse mais pontos sairia como campeã. O Robertão teve uma média de clube muito grande, que garantia o sucesso do torneio por todo Brasil. Ademir da Guia era o grande condutor da equipe, enquanto Cesar maluco marcava os gols, terminando como artilheiro do campeonato com quinze gols.
Na fase final a primeira partida foi contra o Internacional, no Olímpico, com uma vitória palmeirense por 2 a 1, e em seguida veio um empate em 2 a 2 contra o rival Corinthians, com gol palmeirense no último minuto da partida. Fechando a primeira fase, mais um empate, dessa vez contra o Grêmio por 1 a 1. No segundos jogos da rodada final o Palmeiras se manteve invicto, mas tendo mais vitórias e com Cesar maluco fazendo os gols decisivos para os resultados positivos. Contra o Corinthians foi Cesar que marcou o gol da vitória, e assim também foi contra o Grêmio no jogo decisivo. A partida foi no Pacaembu e Cesar marcou duas vezes, em uma partida onde o time venceu por 2 a 1. Foi desse jeito que o Palmeiras venceu pela primeira vez o Roberto Gomes Pedrosa, em um troféu que anos depois acabou sendo confirmado como um título brasileiro. A vitória do Palmeiras contra o Corinthians no Pacaembu acabou sendo o quarto jogo de maior público do campeonato. O título do Robertão também confirmava a qualidade do time palmeirense, iniciando a Era da segunda Academia.
Comentários
Postar um comentário