Torneio Rio-São Paulo 1933

O primeiro campeonato oficial do futebol brasileiro foi o Rio-São Paulo, já que devemos nos lembrar que o acesso e locomoção dos clubes pelo restante do país era difícil. Sendo assim, os campeonatos mais importantes naqueles anos eram os estaduais. A ideia de criar um torneio regional ajudava a desenvolver o futebol no país, levando os times do Rio e de São Paulo a medirem suas forças. Em sua primeira edição o torneio contou com o Palestra Itália, São Paulo, Portuguesa, Bangu, Vasco, Corinthians, Fluminense, América-RJ, Santos, Bom sucesso, São Bento e Ypiranga-SP.


O Rio-São Paulo surgiu também devido a briga politica entre as federações, discutindo acerca do profissionalismo e amadorismo do futebol nacional, tanto que houve equipes que não participaram dessa primeira edição, como por exemplo o Flamengo. Apesar do Palestra Itália ter ganho dois títulos paulistas na década de vinte, o elenco havia sido reformulado e a equipe não tinha mais o ótimo zagueiro Bianco e nem o goleador Heitor. Acontece que dois bons nomes seguraram o time, um era Junqueira e seus desarmes precisos e o outro era mais um goleador, chamado Romeu. O campeonato teve um sistema de disputada de pontos corridos, com o Palestra Itália tendo que enfrentar seus adversários em dois jogos de ida e volta, enquanto seguia as disputas nos bastidores a cerca do profissionalismo do futebol em solo brasileiro.

A campanha palestrina foi muito boa, sendo campeão isolado obtendo um número de pontos maior do que o dos adversários. Em vinte e quatro jogos o Palestra venceu dezenove, perdeu três e empatou duas partidas. Apesar do título, a conquista veio com a equipe alviverde tendo apenas dois pontos a mais que o segundo colocado, a equipe do São Paulo. Durante a campanha houve um jogo histórico, contra o Bangu, onde o Palestra Itália venceu por 6 a 0, sendo a inauguração do Parque Antarctica depois da reforma. Contra o Corinthians a equipe teve um jogo épico, vencendo o rival por 8 a 0, com show dos atacantes Romeu e Gino. As vitória contra o São Paulo, tanto na ida como na volta garantiram o triunfo palestrino e a garantia do troféu. A última partida foi contra o Fluminense no Parque Antarctica, e a vitória por 2 a 1 confirmou o primeiro lugar. Sendo assim, o Palestra Itália venceu o primeiro Torneio Rio-São Paulo da história.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Paulo Nobre salvou o Palmeiras da falência?

Um problema chamado Arena Barueri

Dudu Olegário, verdadeiramente um palmeirense