Pelé e Palmeiras, uma história de grandes jogos

Na última semana faleceu Pelé, o rei do futebol. Todos aqueles que gostam do esporte não passaram por esse fato sem sentir algo. Pelé era diferenciado, nunca ninguém jogou tanta bola como ele, e nós brasileiros tivemos a alegria tê-lo em nossos gramados brasileiros durante todo o auge de sua carreira, já que o jogador ganhou o título de patrimônio nacional, e não seria vendido para o exterior. Nessa Era Pelé do futebol brasileiro, existia um clube que era o grande rival do Santos, e que conseguia impedir Pelé de vencer mais torneios. Esse clube era o Palmeiras, que rendeu grandes jogos contra o Santos de Pelé.


O Santos era um clube que tinha um elenco recheado de bons jogadores como Pepe e Coutinho, enquanto o Palmeiras vivia a era da Academia, demonstrando um excelente futebol. Quando os dois clubes se encontravam era uma certeza de bom jogo e de um ótimo nível técnico nas partidas. Uma partida entre os dois clubes ficou conhecida como o jogo do século, realizado em 1958 pelo Torneio Rio-São Paulo. O Santos venceu o Palmeiras por 7 a 6, com diversas reviravoltas no placar, onde foi dito que houve pessoas que morreram do coração devido a tanta emoção nesse jogo. A primeira vez que Pelé havia jogado contra o clube alviverde havia sido um ano antes, em 1957, também pelo Rio-São Paulo. Na vitória santista o rei fez dois gols. A partir de então grandes partidas foram realizadas entre eles, onde o público esperava pelo combate entre Ademir da Guia e Pelé. Tanto Palmeiras como também o Santos chegaram a viajar juntos para o Troféu Ramon de Carranza na Espanha, sendo as duas principais equipes do Brasil na década de sessenta.

Um fato interessante envolvendo o inicio de carreira do Pelé é que ele foi muito ajudado por Jair Rosa Pinto, que foi um dos craques do Palmeiras na década de cinquenta, e após o fim de sua carreira deu muitos conselhos a um jovem menino que jogava na Vila Belmiro. Apesar de tanta rivalidade, Palmeiras e Santos jogaram apenas uma final, pois naquele tempo os torneios eram disputados através do sistema de pontos corridos. A final e questão foi em 1959, pelo campeonato paulista. As duas equipes acabaram com o empate de pontos e foi necessário um jogo decisivo, onde o Palmeiras venceu por 2 a 1 de virada, após Pelé ter aberto o placar. O camisa dez santista dizia que o zagueiro Aldemar foi o melhor marcador com quem jogou contra. Com a conquista do título paulista, o Palmeiras evitou que o Santos ganhasse cinco títulos seguidos. Santos e Palmeiras era um jogo tão esperado que tanto o príncipe da Inglaterra como o príncipe da Suécia vieram ao Brasil para ver Pelé enfrentar o Palmeiras. O rei Pelé teve o Palmeiras se misturando com a sua história no futebol, sendo o seu principal adversário dentro do futebol nacional no seu tempo de jogador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O efeito Endrick na reta final do Brasileirão

Palmeiras X Boca Juniors- Semi final Libertadores da América 2023

5 influencers da Mídia palestrina