Heitor, o maior artilheiro da história do Palmeiras

Em 1898 nascia em São Paulo aquele que seria o maior artilheiro da história do Palmeiras, com uma marca de gols que mantem até hoje, e longe de ser alcançada por algum jogador do elenco atual. Heitor era bom em outros esportes, chegando também a praticar basquete e atletismo, além de representar o Palestra Itália inclusive no vôlei e tênis de mesa. Jogando como atacante, ele jogou pelo Mackenzie e pelo Americano em 1915, até que em 1916 ele chegou ao Palestra Itália, atuando até 1931. Heitor fez incríveis 315 gols, disputando 358 partidas pelo clube.


Logo que chegou ao Palestra Itália, ele já se destacou devido a sua força física e por um ótimo poder de finalização. Heitor realmente possuía faro de gol incrível, e assim logo ganhou a titularidade da equipe. O destaque dele no time palestrino foi tanto que acabou sendo convocado pela seleção brasileira. Entre 1919 e 1929, o palmeirense jogou onze jogos e marcou quatro gols. Nos tempos de inicio de campeonato paulista, existia uma rivalidade entre Heitor e o atacante Arthur Friedenreich, que jogava pelo Paulistano. Apesar de rivais, os dois também começaram juntos pela seleção brasileira no Sul-Americano de 1919. Foi em 1920 que Heitor conseguiu o primeiro título para o Palestra Itália, exatamente contra o Paulistano de Arthur. O atacante também se destacou quando fez parte da seleção paulista, quando fez simplesmente sete gols contra a seleção do Paraná. Em 1926 e 1927 mais dois título para conta de Heitor, o do Paulista com o Palestra Itália.

Além de ser campeão, Heitor também se destacava sendo artilheiro da equipe e do campeonato, e sua fama de goleador crescia cada vez mais. Em 1928 ele fez algo único, pois além de ser artilheiro do campeonato paulista de 1928, atuava também pelo time de basquete do clube. Se você acha que ele era apenas atacante, houve um jogo da seleção brasileira onde ele teve que atuar também com goleiro contra a Argentina. Pelo Palestra Itália foi campeão também do Torneio Inicio Paulista e da Taça Competência. Pelo Brasil foi campeão da Copa América por duas vezes, em 1919 e 1922. Heitor ao encerrar a carreira como jogador se tornou também arbitro de futebol. O atacante possui grandes recordes pelo Palmeiras, como o de maior artilheiro da história, o maior artilheiro do campeonato paulista pelo clube, maior artilheiro dentro do estádio palmeirense e é o vigésimo jogador com mais jogos pelo clube. Heitor foi um gigante, que convertia seu talento em gols.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Paulo Nobre salvou o Palmeiras da falência?

Um problema chamado Arena Barueri

Dudu Olegário, verdadeiramente um palmeirense