Taça Brasil 1960

O Brasil era muito diferente na década de sessenta, com os transportes ainda não fazendo grande distâncias de percurso em uma velocidade alta como temos hoje, dificultando assim um campeonato nacional que pudesse vir a ser forte e incluir diversos clubes. Com isso, os campeonatos estaduais possuíam muita força e para muitas equipes o mais importante seria vencer o torneio em seu próprio Estado. Com o intuito de termos um campeão nacional, em 1958 foi criada a Taça Brasil, que era composta pelos vencedores estaduais. Em sua segunda edição, em 1960, o Palmeiras venceu seu primeiro título de nível nacional, após ter sido também campeão paulista.


Sendo o campeão do Estado de São Paulo, a equipe alviverde entraria apenas na fase semi final do campeonato, tendo assim um tiro curto para conseguir ser o campeão. Mas não pense que foi apenas uma atribuição para facilitar o título longe disso, já que o campeonato paulista era o torneio mais difícil de se vencer em todo Brasil. Em 1960 a Taça Brasil teve dezessete participantes, sendo que os clubes foram divididos em diversos grupos separados por regiões. Isso facilitava a locomoção das equipes, pois o Brasil não tinha uma infraestrutura para grandes viagens. Após vários jogos os melhores times se classificavam para a fase final, encontrando assim as equipes de São Paulo e nordeste brasileiro. O primeiro jogo do Palmeiras foi contra o Fluminense, em duas partidas disputadas. A primeira no Pacaembu acabou ficando 0 a 0. O time do Rio de janeiro era muito forte e levou a decisão para o Estado carioca. Ali, o Palmeiras venceu com um gol de Humberto, aos 44 minutos do segundo tempo, calando o estádio do Maracanã, garantindo o time alviverde na final da Taça Brasil.

A grande final foi contra o Fortaleza. O estádio Presidente Vargas estava lotado de torcedores nordestinos, mas o Palmeiras não se intimidou e partiu para cima, e saiu dali com a vitória por 3 a 1. Os gols do Palmeiras foram marcados por Romeiro e dois gols de Humberto, sendo que o Fortaleza descontou no final com Benedito. 40 mil palmeirenses lotaram o estádio do Pacaembu para a grande final, e o time alviverde não decepcionou, aplicando a maior goleada de uma final nacional da história. A vitória do Palmeiras foi por 8 a 2, garantindo o título nacional e a vaga para a Libertadores da América de 1961. Os gols palmeirenses foram marcados por Chinesinho duas vezes, Humberto, Julinho, Zequinha e Cruz fazendo mais dois gols. O grande craque da equipe naquela época era sem dúvidas o meio campista Chinesinho, mas o atacante Humberto fez um ótimo campeonato, sendo artilheiro do time no torneio. Charuto do Fortaleza marcou duas vezes e era o craque do time junto com Bececê, mas o Palmeiras era muito superior. Anos mais tarde a Taça Brasil foi oficializada pela CBF como um título nacional, sendo o primeiro campeonato brasileiro da história do Palmeiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Paulo Nobre salvou o Palmeiras da falência?

Um problema chamado Arena Barueri

Dudu Olegário, verdadeiramente um palmeirense