Troféu Ramón de Carranza 1969

A Europa possui diversos torneios tradicionais que ocorrem antes do inicio da temporada, com o objetivo de preparar as equipes para os campeonatos locais e continentais. Esses torneios são muito tradicionais e são disputados a muitos anos. Entre eles existe o Ramón de Carranza, disputado na cidade de Cadiz, na Espanha. A competição acontece desde 1955, com um quadrangular de jogos composto por uma semi final e uma final. Os espanhóis sempre gostaram de convidar times da América do sul, e em 1969 o Palmeiras foi convidado, e saiu dali com a taça de campeão do torneio.


Na edição de 1969, quatro times foram jogar o Ramón de Carranza. Eram os espanhóis Atlético de Madrid, o poderoso Real Madrid e o argentino Estudiantes. Como o esperado, o Real Madrid venceu os argentinos por 3 a 1, enquanto a equipe brasileira tinha um grande desafio, já que os espanhóis gostariam de ver uma final entre os dois clubes da localidade. Acontece que o Palmeiras não veio para a brincadeira, e conhecido pela sua Academia, possuía grandes jogadores no elenco daquele ano, como por exemplo o goleiro Chicão, e jogadores da linha como Dudu, Ademir da Guia, César maluco e Cardoso. Disputado em Agosto, o time palmeirense vinha jogando bem, e estava no meio da temporada do Brasil. O combate contra o Atlético de Madrid foi intenso, com as duas equipes muito equilibrada. A partida terminou empatada em 1 a 1, sendo o gol do Palmeiras marcado por Cardoso. A decisão foi para os pênaltis e Chicão acabou pegando duas cobranças, classificando o verdão para a grande final contra o Real Madrid.

Chegou o grande dia da final, e pela primeira vez a equipe brasileira iria enfrentar os espanhóis madrilenos. Na equipe de Madrid havia nomes importantes na equipe, como o atacante Gento. A disputa foi no dia 31 de agosto e o estádio estava lotado. O time do Brasil apresentou um jogo muito melhor e dominou as principais ações da partida. O primeiro gol foi marcado por Zé Carlos, e o segundo gol foi do lateral esquerdo Dé. Era a Academia conquistando o Ramón de Carranza, com 25 mil pessoas assistindo, em sua primeira participação no torneio. O técnico da equipe naquele ano era Rubens Minelli, que armou um ótimo esquema para vencer o Real Madrid. Para quem não sabe, o troféu do Ramón de Carranza é enorme, e de grande orgulho para os palmeirenses. Na volta ao Brasil, a equipe foi recebida em festa, pois conseguiu representar muito bem o nosso país, mostrando para os europeus que jogamos um bom futebol na América do sul.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Paulo Nobre salvou o Palmeiras da falência?

Um problema chamado Arena Barueri

Dudu Olegário, verdadeiramente um palmeirense