Campeonato Paulista 1920

Charles Miller foi o homem que iniciou o primeiro campeonato paulista, organizando o primeiro campeonato da história do Brasil em 1902. Clubes como o Paulistano, Mackenzie e Germania eram as principais equipes no inicio dos primeiros campeonatos, e o torneio começou a se tornar muito popular dentro da cidade. Por muitos anos o campeonato paulista era o campeonato mais importante para os times de São Paulo, chegando inclusive a ser mais importante do que a Libertadores da América na década de sessenta e setenta. O primeiro título estadual do Palmeiras foi em 1920, ainda com o nome de fundação, Palestra Itália.


Em 1920, o torneio paulista durou o ano inteiro, sendo disputado de 21 de abril até 19 de dezembro, ou seja, tomava o ano inteiro do calendário dos clubes, sendo um campeonato muito charmoso. Um fato interessante, um retrato daquela época, foi que a equipe da Portuguesa ficou fora do campeonato por não ter enviado os papeis de inscrição a tempo. Ainda assim a Portuguesa se uniu com o time da Mackenzie e acabaram jogando com uma equipe unificada. A equipe do Palestra Itália que não tinha nada com isso foi atropelando os adversários, em um sistema de disputa onde jogou todos contra todos, e quem fizesse mais pontos se tornava o campeão do paulistão daquela temporada. Um destaque para a vitória fora de casa contra o rival Corinthians por 3 a 0. Uma outra goleada de destaque foi contra o Mack-Port, onde o Palestra aplicou um 7 a 0 de respeito. Para quem gosta de gols, a edição de 1920 do torneio foi recheada de muitas bolas nas redes, um reflexo do futebol praticado naquele tempo.

Um outro clássico disputado foi contra o Santos, com vitória do Palestra por 3 a 2, um jogão entre os dois times. As três equipes que disputavam ponto a ponto o troféu foram o Palestra Itália, Paulistano e Corinthians, com a equipe palestrina puxando a liderança do campeonato. Na última rodada bastava um empate contra o Paulistano e o Palestra seria campeão. Acontece que o time palestrino perdeu o jogo por 1 a o, com gol de Friedenrich. Sendo assim, foi necessária uma final em jogo único, para desempatar e assim ser conhecido o campeão. A partida final contra o Paulistano foi disputada no estádio Chácara da floresta, no dia 19 de dezembro. Martinelli abriu o placar para o Palestra, mas em seguida Mario empatou deixando tudo igual. O gol da vitória veio do atacante Matheus Forte, que garantiu o título do campeonato paulista de 1920, que acabou sendo a primeira conquista do Palestra Itália, colocando o seu nome entre os campeões do charmoso campeonato paulista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Paulo Nobre salvou o Palmeiras da falência?

Um problema chamado Arena Barueri

Dudu Olegário, verdadeiramente um palmeirense