Cafu, o lateral do penta

Muitos podem reclamar de Cafu estar na lista dos grandes jogadores que já atuaram pelo Palmeiras, devido ao pouco tempo no clube e poucos títulos conquistados. Mas precisamos entender que era o inicio das grandes transferências, e era difícil segurar os jogadores do investimento dos clubes europeus. Ainda assim Cafu jogou 102 jogos pelo clube, marcando 16 gols. A sua chegada ao clube foi uma negociação com alguns conflitos, onde o Palmeiras tentava escapar da multa do seu clube anterior, o São Paulo. Por ter sido o lateral do Penta e ter enganado o rival para jogar no alviverde, o lateral entra em nossa lista.


Cafu teve seu inicio jogando pelo São Paulo, sendo um ponta na equipe de Telê Santana, um treinador que o ajudou a melhorar seu estilo de jogo, ganhando destaque no futebol mundial. Chamando a atenção da Europa, o já lateral direito foi comprado pelo Zaragoza da Espanha, mas após uma rápida passagem, foi comprado pela Parmalat, com o intuito de ser jogador do Palmeiras. O problema era que havia uma multa para ser paga ao São Paulo nessa compra, então a Parmalat decidiu fazer uma estratégia, levando Cafu a jogar pelo Juventude, que também era patrocinado pela empresa. Cafu jogou duas partidas pelo time gaúcho e desembarcou na capital paulista pata ser o lateral direito palmeirense, reduzindo assim o valor da multa paga ao São Paulo. O ano era 1995, e o jogador conseguiu se adequar muito bem ao time, que era repleto de bons jogadores. Ele esteve presente naquela partida fantástica de 5 a 1 contra o Grêmio pela Libertadores, marcando inclusive um gol.

O primeiro e único título do Cafu pelo Palmeiras foi o do campeonato paulista de 1996, mas em uma equipe que é lembrada com carinho até os dias de hoje, pois era um time com grandes nomes do futebol brasileiro. Ao seu lado jogavam Djalminha, Rivaldo, Roberto Carlos, Luizão, entre outros. Cafu fez parte do time dos mais de 100 gols, onde o Palmeiras atropelava seus adversários em todas as partidas, na maioria das vezes, por goleada. Com um futebol refinado não teve jeito, novamente o jogador chamou a atenção da Europa, dessa vez da Roma, clube italiano. Foram três temporadas atuando pelo clube alviverde, onde Cafu representou muito bem o time, sendo um dos mais habilidosos de uma equipe que jogava muito fácil e leve. Mesmo longe do Palmeiras, os torcedores sempre tiveram um carinho pelo Cafu, e todos comemoraram junto com ele no dia em que ele levantou a taça da Copa de 2022. E sim, todo palmeirense disse que ele jogou no nosso time.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O efeito Endrick na reta final do Brasileirão

Palmeiras X Boca Juniors- Semi final Libertadores da América 2023

5 influencers da Mídia palestrina