A caminhada palmeirense rumo ao Derby de 2011

Quem acompanha o Palmeiras hoje dia tem que agradecer por estar vivendo dias de conquistas e troféus levantados. Acontece que na decada passada a realidade era outra. Após o fim da Parmalat, que nos ajudou a conquistar diversos títulos, a equipe decidiu investir no bom e barato, contratando jogadores em um preço menor, mas que fossem bons jogadores. A estratégia não deu muito certo, onde tivemos inclusive dois rebaixamentos para por nessa conta. Em 2011 as coisas não estavam bem, o clube alviverde não fazia boa campanha, e nesse cenário iria enfrentar o Corinthians no Pacaembu, com uma chance pequena de estragar o título do rival.


A ideia aqui é não falarmos do título gambá, mas da reposta que a torcida deu em meio a um ano de crise. A Mancha verde decidiu fazer algo naquela tarde em São Paulo, uma caminhada com toda torcida até o estádio, mostrando a garra e a força que a a torcida verde possuía na cidade. Mais um ponto para destacarmos, naquela época ainda era possível ter duas torcidas no mesmo estádio, em anos onde a torcida única não era uma realidade. Naquele mesmo dia também morria Sócrates, que jogou e foi ídolo no Corinthians. Havia uma forma do título do Corinthians ser anulado, se caso o Palmeiras vencesse e o Vasco conquistasse a sua vitória também. Torcedores vascaínos e palmeirenses possuem uma aliança através das organizadas, e isso seria um bom dia para unir forças. A polícia militar se preparou e escoltou a Mancha verde por todo o caminho Imagine só, um mar verde e branco andando pela cidade de São Paulo, sendo observada pelos curiosos e admiradores do futebol.

A torcida palmeirense foi cantando e gritando durante toda caminhada, mostrando que independente da situação do time, havia amor da torcida por aquilo que o clube representava. Muitas pessoas nos prédios e nas ruas olhavam espantadas para aquilo que estava acontecendo, e a entrada no Pacaembu foi seguido de mais canções. Parecia loucura, pois o clube não tinha chances de título e ainda por cima poderia ser uma tarde onde os palmeirenses apenas veriam os corintianos comemorarem. Mesmo assim,  Mancha verde decidiu usar esse momento para demonstrar que é uma torcida forte. O Pacaembu estava lotado, a torcida adversária cantava muito, mas também havia do outro lado os forasteiros, ou seja, a torcida visitante, que enfrentava um local hostil, mas em nenhum momento se deixou abater. Essa tarde de 2011 foi histórica, independente do resultado, que acabou ficando 0 a 0 e com título do Corinthians. Mas o que ficou marcado foi aquela caminhada palmeirense, aquela trajetória, aquele povo vestido de verde e branco demonstrando paixão pelo clube.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Paulo Nobre salvou o Palmeiras da falência?

Um problema chamado Arena Barueri

Dudu Olegário, verdadeiramente um palmeirense