Tudo começou no inicio do último século, no dia 26 de Agosto de 1914, na cidade de São Paulo. O futebol crescia no mundo todo, assim como a imigração no Brasil, que recebia diversas pessoas de vários países. A colônia italiana crescia bastante e com o crescimento do esporte no país, também queriam ter um clube que viesse a representar os italianos residentes no Brasil. De inicio, os integrantes gostariam de absorver os mais variados conteúdos, mas o fundador Luigi Cervo não abria mão de ter o futebol como o principal ativo do clube. O primeiro presidente do clube foi Ezequiel Simone, que em conjunto com Luigi Cervo, Luigi Marzo e Vicenzo Ragognetti publicaram um convite no jornal Fanfulla, convocando os italianos para participarem da criação de um clube italiano d futebol no Brasil.
O convite foi respondido, e 46 pessoas atenderam o chamado, e assim se reuniram no salão Alhambra, na rua Marechal Deodoro, número 2, para assim fundar o Palestra Itália. Caso você não saiba, a data da fundação esta contida até hoje no escudo do clube, com as oito estrelas fazendo alusão ao mês oito. A outra decisão foi em relação as cores do time, e assim foi decidido que as cores seriam verde, branco e vermelho, sendo uma homenagem para a bandeira italiana, mostrando a identidade que o Palestra Itália estava assumindo. Como era de costume na época, foi feito um baile de apresentação, mostrando a nova criação para a cidade de São Paulo. O Palestra Itália seria uma conexão entre Brasil e Itália, mostrando que eles amavam o nosso país, mas possuíam também raízes fortes com a Itália. A palavra Palestra vem do grego, mas na tradução livre italiana, significa academia ou escola onde se pratica atividades físicas. Com o símbolo da cruz de Savoia, surgia o primeiro distintivo do clube.
No inicio, como já disse, alguns integrantes gostariam que o clube fosse relacionado a questões de artes e cultura, sendo necessário uma segunda reunião, que assegurava o futebol como o ponto principal do Palestra Itália. A imensa quantidade de sócios era de origem italiana e apenas um português. Nos primeiros meses o Palestra Itália participava apenas de atividades recreativas entre associados, em um clube localizado na Vila Mariana, próximo da área onde hoje esta localizado o parque do Ibirapuera. Durante este tempo, outros sete clubes italianos nasceram em São Paulo, mas encerraram as suas atividades rapidamente, desmotivando os seus afiliados. Em 1915 o Palestra Itália jogou partidas amistosas, até que finalmente em 1916 o clube finalmente fez a sua estreia em um campeonato oficial da cidade. A primeira partida do Palestra Itália foi no dia treze de maio de 1916, jogando contra o Mackenzie, com a partida terminando empatada por 1x1. Nascia assim o inicio da jornada, e no seu estatuto definia que o time deveria manter aquele espirito de italianidade que esta em seu nome.
Comentários
Postar um comentário