As 5 melhores camisetas do Palmeiras

O Palmeiras é um time muito rico em camisas de futebol, possuindo diversas camisas muito bonitas. Ao longo de mais de 100 anos já houve diversas experimentações no uniforme palmeirense, seguindo diversas ideias dos patrocinadores. O uniforme do Palmeiras sempre foram verdes, mas o tom foi mudando ao longo dos anos, e talvez a grande mudança veio com a Parmalat, abrindo novas possibilidades nos anos posteriores. As maiores mudanças ocorrem na terceira versão do uniforme, usado casualmente, mas que deixa espaço para novas ideias. Vamos ver uma lista das minhas camisas favoritas do Palmeiras.

1-) O clássico uniforme dos anos da Academia


Essa camisa é muito bonita, remetendo aos anos clássicos da academia palmeirense. Foi usada por muitos anos, e é comum vermos grandes jogadores antigos usando ela. São nomes como Dudu, Ademir da guia e Luís Pereira que tiveram essa camisa como roupa principal durante os jogos. Foi com ela que vieram diversos títulos paulistas dos anos sessenta e setenta, além de ser o manto principal do bi campeonato brasileiro. Acho ela bonita por não possuir patrocínio, em uma época onde as camisetas eram limpas, empunhando apenas o símbolo e a cor do clube.

2-) A camisa Parmalat


Talvez essa tenha sido a primeira mudança no uniforme palmeirense, com a chegada do patrocínio da Parmalat, que veio com a intenção de experimentar, e assim mudou a identidade do manto. Isso começou em 1992, e a ideia era mostrar que o leite estava sendo derramado no verde, mostrando que a empresa estava junto com o Palmeiras. Essa foi a camisa da minha infância, então sempre que a vejo acabo voltando no tempo de forma nostálgica. Olhar para ela é me lembrar de Edmundo e Evair, do fim da fila e da primeira vez que vi o Palmeiras ser campeão. 

3-) O uniforme do centenário


Em 2014 foi o ano do centenário do Palmeiras, e o clube decidiu fazer uma homenagem, ao criar um uniforme que representava aquele que foi usado na primeira temporada do clube, em 1914. A cruz de Savoia era um dos símbolos principais, sendo o escudo na camisa. Além disso, a Adidas colocou suas listras nos ombros, deixando sua marca. É uma camisa muito bonita, mas infelizmente o ano de 2014 foi muito difícil, onde o Palmeiras quase caiu para segunda divisão novamente. Se tivesse sido uma ótima temporada, essa camisa seria histórica. Mas tudo bem, ela segue sendo muito bonita.

4-) Camisa amarela, o Palmeiras é Brasil


Houve um dia em que o Palmeiras representou o Brasil, ao jogar um amistoso em pleno Mineirão. Era o primeiro jogo do estádio, em 1965, então um jogo comemorativo contra o Uruguai foi realizado. Como o Palmeiras era o melhor time da época, chamaram o clube alviverde para representar o nosso país. A vitória foi do Brasil, ou do Palmeiras? Enfim, o clube decidiu nos últimos anos lançar uma camisa comemorativa daquela data, e o resultado foi um camisa amarela com tons verde.

5-) A camisa azul do Palmeiras


É incrível como em anos de decepção o Palmeiras lança as camisas mais bonitas. Em 2009 o título nacional estava em nossas mãos, mas deixamos escapar nos últimos jogos do campeonato. Mas falando de uniforme, o clube lançou uma camiseta azul, algo muito diferente do verde que já estávamos acostumados. Era uma homenagem para os italianos, de onde vem a raiz do Palmeiras, com o surgimento do Palestra Itália. A camisa azul nos lembra da força dos imigrantes em nosso país, além de fortalecer a conexão entre Brasil e Itália através do Palmeiras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Paulo Nobre salvou o Palmeiras da falência?

Um problema chamado Arena Barueri

Dudu Olegário, verdadeiramente um palmeirense